© 2017 Todos os direitos reservados à POUSADA XERIFE. Criado por Fabricio Matos (71) 98757-2531

  • Trip Advisor Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • whats1

Endereço:

Praça Aureliano de Oliveira Lima, centro, Morro de São Paulo

E-mail:

reservas@pousadaxerife.com.br

pousadaxerife.reservas@gmail.com

Telefones para contato:

 

+55 75 3652-1247 (Fixo)

+55 75 99830-4022 (Vivo)

+55 75 98101-7582 (Claro)

+55 75 99238-9734 (Tim)

Praias do Morro de São Paulo

As praias de Morro de São Paulo são perfeitas para quem curte a beleza rara de águas cristalinas e calmas, coqueirais, recifes e piscinas naturais. Tudo envolvido pela rica biodiversidade da Mata Atlântica.

 

As praias originalmente tinham outros nomes. Não eram denominadas pela ordem numérica que possuem hoje. Cada uma tinha uma denominação de acordo com uma característica própria.

A Primeira, que também foi a primeira praia a despontar, se chamava “Prainha”. ais próxima do centro, a Primeira praia tem 300 metros de areias brancas e soltas e é repleta de casas de veraneio e pousadas. A maioria das barracas é de famílias de nativos.

A Segunda que foi descoberta logo após a Primeira no final dos anos 90, era “Poço da Praia”, porque realmente se parecia com um poço. Com 400 metros de extensão e a dez minutos a pé do centro da vila, tem águas muito claras e atrai banhistas em geral, além das turmas do vôlei, do futevôlei, do frescobol e da capoeira.

A Terceira chamava-se “Rio do Pinto”, devido à existência de uma Fazenda, até o início da Quarta Praia, cuja área era conhecida como “A Ponta”. Separada da Segunda praia pela Ilha da Saudade, a Terceira é um dos melhores pontos para a prática do mergulho em Morro. Nos arredores da Ilha de Caitá, que fica em frente à praia, há bancos de corais que reúnem peixes coloridos de espécies diversas.

A Quarta Praia era “Mangue Queimado” e ao final desta, no local onde existia outra fazenda que recebia o nome de “Seres”, pelo fato da filha do proprietário chamar-se assim. Perfeita para quem procura sossego, a Quarta Praia é a mais extensa de Morro, com quatro quilômetros. Pouco frequentada, tem águas transparentes e piscinas naturais de um lado e faixa de coqueiros do outro. Fica a cerca de meia hora a pé do centro da vila.

Já, a Quinta Praia havia originalmente dois nomes: “Mata”, logo no início e “Karapitangui”, mas para o final da praia. A praia é pouquíssimo frequentada, quase exclusiva para quem se hospeda no lugar, por conta do acesso - a caminhada de seis quilômetros pode ficar ainda mais complicada se a maré subir. Sossegada e sem estrutura de bares, é perfeita para banhos e caminhadas.

Garapuá fica entre a Quarta Praia e a Ilha de Boipeba. Por conta das piscinas naturais de águas quentes, formadas por recifes de corais e cheias de peixes, é ponto de parada dos barcos de passeio para um mergulho aqui antes do destino final.

A Praia da Gamboa é tranquila e distante do agito, tem vila de pescadores é uma boa pedida para os velejadores: está em frente a uma baía com excelente entrada de ventos e abriga uma escola para aluguel de equipamentos. O acesso pode ser feito a pé (cerca de 40 minutos de caminhada) ou de barco (quinze minutos).